24 agosto, 2019

Aurora nas sombras (Fabien Vehlmann & Kerascöet)



Provavelmente todos nós já ouvimos essa frase "não devemos julgar um livro pela capa" portanto, esse ditado se encaixa perfeitamente aqui, pois quando vemos esse livro imaginamos que será um leitura fofa... mas não será. Não sei se irei conseguir expressar todos meus sentimentos em relação a esta Graphic Novel, mas vou tentar (prometo). Aurora nas sombras é um misto de sentimentos, emoções e reflexões. Li, e reli este quadrinho três vezes, e a cada releitura, criava uma teoria diferente, e um pesamento mórbido fica a paisana em minha cabeça:
Até onde somos capazes de chegar?


A história começa com Aurora e Hector tomando chá em sua casa, quando de repente a sua "moradia" começa a se desmoronar. Bolas Gotas vermelhas de todos tamanhos começam a cair em suas direções. Desesperados eles correm por todas as direções, e nesse desespero Aurora acaba se perdendo, porém ela acha uma saída para fora daquela espécie de "local", assim que ela coloca os pés no chão, se depara com o caos que está, tem varias pessoas agitadas, correndo por todas as direções e aparentemente assustadas. Logo nos deparamos que esse "lar" é na verdade um corpo de uma menina morta em estado de decomposição!

Aurora, como, muito bondosa que é, começa a organizar aquele local, ela vai em busca de alimentos para as demais pessoas, pois elas estão famintas. Com a ajuda de mais alguns integrantes a protagonista irá construir abrigos para essas pessoas, (afinal, a casa deles acabou ficando inabitável) e no decorrer da história  eles terão que confrontar a escuridão humana.

Essas "pessoinhas" quando se veem em uma floresta e precisam lutar para sobreviver, acabam revelando traços da sua personalidades, que antes ficavam escondidos, divido ao conforto que elas estavam vivendo anteriormente.


No começo da leitura vários questionamentos matutavam em minha cabeça... Quem é essa garota morta? Como ela foi parar ali? por que ela está ali? Como ela morreu? Quem são essas "pessoinhas" que vivem dentro dela? 

Aurora não é somente a nossa protagonista, o nome da garotinha morta também se chamava Aurora, o que é entretanto muito bizarro!. Criei uma teoria muito louca, que pode (ou não) fazer muito sentido, Essas pessoas que moravam dentro do corpo de Aurora, são suas personalidades, Aurora (a menininha que vivia no cadáver) por exemplo, quer cuidar de todo mundo, se preocupa com o bem estar de cada um e  deseja que todos vivam em harmonia, Já tem outros que são mais egoístas, inseguros e facilmente  manipuladas. Pode parecer confuso, e realmente é.


Essa Graphic Novel foi publicada no Brasil pela DarkSide Books, e foi escrita por Fabien e ilustrada pelo casal Marie e Sébastien. As ilustrações são em aquarelas, com traço fino e delicado (o que não tem nada a ver com a história). É um livro totalmente diferente de tudo que já li, é um livro único, e por esse fator, o acabou  deixando ainda mais especial e perturbador.


Será que em determinadas situações, somos capazes de revelar os traços da nossa personalidade?
Espero que com essa resenha eu tenha os deixados curiosos para fazer a leitura. E se você já leu, compartilhe suas teorias e suas opiniões comigo, irei adorar.

Isso é tudo pessoal! a Lebre de março aqui, se despede :)

49 comentários:

  1. Opa que já quero ler. Adoro esse estilo e com sua resenha fiquei muito curiosa pra saber tudo que tem nessa leitura

    ResponderExcluir
  2. Que linda diagramação e ilustração... Resenha muito delicada e cuidadosa... Dá pra sentir o carinho na leitura.

    ResponderExcluir
  3. De uma coisa podemos ter certeza, a arte e diagramação estão perfeitas. Fiquei com vontade de ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ficou com vontade de fazer a leitura, depois me diga o que achou *-*

      Excluir
  4. A premissa é bem forte e diferente, gera reflexão. Imagino que seja mesmo uma estória perturbadora e instigante, fiquei curiosa com a leitura. A arte gráfica está lindíssima, muito caprichada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é uma história diferente, e também muito perturbadora ●o●

      Excluir
  5. Amei as ilustrações e estou louco pra adquirir a edição.Amei a resenha mega detalhada e fiquei maus curioso pra ler ainda. Parabéns amigo, arrasou. ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz que gostou!
      Leia sim, essa edição está muito caprichada, assim que ler me diga o que achou! :)

      Excluir
  6. Adorei a arte e esse estilo me atrai bastante, certamente vou ler!

    ResponderExcluir
  7. Parece uma leitura tão instigante quanto interessante. Gostei da tua teoria sobre as múltiplas personalidades da Autora, esse tema muito me chama a atenção. Vou procurar ler. Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que eu mais gosto nessa Graphic Novel é que cada um tem uma teoria diferente♡

      Excluir
  8. Olá!

    Eu já criei uma teoria completamente diferente da sua, agora fiquei curiosa para saber se estou certa ou não.
    A edição desse livro é linda, realmente pela capa achei que seria um livro mais fofinho, acabei me enganando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Sério? Me conta, fiquei curioso para saber a sua! :D

      Excluir
  9. Socorro, nunca que imaginaria que algo tão fofinho e que parece tão inspirado em Alice fosse sobre serzinhos vivendo em um corpo em decomposição. Mas menino, e esse spoiler? haha
    Mas só me deixou mais instigada para ler!
    Adorei o fato de dar pra criar teorias diferentes. Já quero ler para criar a minha!
    E eu amo aquarela, então de cara já dá pra ver que a arte tá fantástica.

    Beijos,
    Amanda Rocha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hihihi, não é spoiler não, isso aparece na introdução da Graphic Novel, feliz que gostou, depois me diga o que achou :)

      Excluir
  10. Tanto as ilustrações quanto a capa está tudo fantástico. Naquela qualidade DarkSide que a gente já conhece e adora.
    Sobre a história, eu fiquei super curiosa. Que coisa mais estranha esse lance de ser um corpo e talz. hahahaha
    Curiosa com a história toda. Abraços

    Carol, do Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
  11. Que fotos maravilhosas!!
    Estou com essa edição na estante e acho ela tão linda.
    Ainda não li, mas realmente pela capa já imaginava uma leitura fofa. Gostei de saber um pouquinho mais e sua opinião. E já estou curiosa pelas teorias que posso ter.

    bjs

    ResponderExcluir
  12. Eu já fiquei super curiosa pela leitura dessa obra,depois de ler essa resenha espetacular! Nossa, eu acredito que sempre quando somos colocados para encarar certas situações, traços do nosso caráter e personalidade, costumam ser revelados sim. Eu aprecio muito esse ar de mistério que intriga o leitor e repleto de reflexão. Ótima indicação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!♡
      Feliz que gostou *-*
      Adorei ler esse comentário <3

      Excluir
  13. Nossa, me deixou curiosa mesmo. Primeira resenha que eu leio sobre esse livro, amei as ilustrações, essa capa é um arraso, embora a história seja bem sinistra. Quero ler em breve, bjusss.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Sinistra hahahahah, depois me diga o que achou! *-*

      Excluir
  14. Que livro fantastico! As ilustrações me roubaram o fôlego,já está na minha lista de aquisições de 2019!

    ResponderExcluir
  15. Eu to louca para ler esse livro, a DarkSide arrasa na capa e realmente ela passa um ar da história ser fofinha, mas se tratando da caveirinha, isso raramente acontece. Eu acho incrível toda a diagramação e dedicação da editora com esse livro, ele é incrível e a história parece ser simplesmente magnifica.

    ResponderExcluir
  16. Eu preciso ler essa obra, ela deve te rum enredo magnífico, intenso e surpreendente. Confesso que após ler sua resenha, fiquei com minha curiosidade mais aguçada. Ela já está na minha lista de desejados e espero estar realizando essa leitura em breve. Parabéns pelo post, está tudo perfeito!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aa, que bom que gostou do post :)
      Quando concluir a leitura, me diga o que achou :}

      Excluir
  17. Agora pouco li uma resenha desse livro em outro blog e fiquei muito curiosa pela leitura. Acho que encontrar um post aqui também sobre ele é um sinal do universo para eu comprar de uma vez ahaha
    Enfim, seu post só me deixou ainda mais interessada e gostei muito da sua teoria, que não me pareceu tão bizarra assim. E que fotos lindas, adorei todas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se isso não é um sinal para você ler esse quadrinho, eu não sei o que é hahahahah ♡

      Excluir
  18. Oi! Já tinha visto uma resenha desse livro e fiquei encantado. Eu adoro graphic novels e adoro que ele claramente é inspirado em Alice. Parece muito interessante e já está na minha lista de desejos.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  19. Que HQ sensacional. Realmente quando olhei logo imaginei que fofura. Kkkkkk
    Ai , ai, mas fiquei feliz em saber que a HQ surpreende, que as personagens surpreendem e mostram toda sua garra pela propria
    sobrevivencia. Ja vou colocar essa HQ na minha lista de favoritos.
    Bjus,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é um quadrinho que nos engana hahahah (gosto) •_•

      Excluir
  20. Ao mesmo tempo que me deixou um pouco confusa, eu gostei bastante da resenha. Gostaria de ler para tirar as minhas próprias conclusões!
    Abraço,
    Liv Resenhas Caóticas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No começo ficamos confusos mesmo, mas ao decorrer da Leitura tudo se encaixa e vamos aos poucos... descobrir um pouco mais sobre cada personagem.

      Excluir
  21. Pronto, já quero ler... a sua teoria aguçou a minha curiosidade literária. Preciso traçar caminhos linha por linha e ver onde vou parar, se esbarro no que pontuou ou se vou para outra realidade.

    bacio

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem? Achei essa edição muito linda. O que dizer dessas ilustrações? Trabalho gráfico perfeito! Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  23. Que post lindo! Parabéns pela resenha! Amei ❤❤❤❤

    ResponderExcluir
  24. Amei esse livro!!! Faço parte de um clube do livro em parceria com a DarkSide e agosto discutimos esse livro...Foi fantástico...Também falamos sobre a sua teoria, que essas pessoas seriam características nossa, foi falado também dos sete pecados capitais...Ah e aquele homem temos várias teorias...
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoraria ter participado de um clube do livro sobre esse.
      Séria muito legal várias pessoas discutindo teorias diferentes *-*

      Excluir

Ativem o "notifique-me" para saber qual foi minha resposta ao seu comentário! ;)