11 abril, 2020

Harry Potter e as Relíquias da Morte (J. K. Rowling)


 Contém spoilers, bruxinhos!

Bom, O post de hoje será especial, não irei falar somente da minha experiência de leitura com esse livro, e sim um agradecimento por tudo que essa saga me proporcionou. Não sei nem por onde começar a falar desse livro, me emociono só de lembrar dele, um turbilhão de pensamentos passeiam em minha cabeça agora. Lembro como se fosse ontem, estava tirando o livro Harry Potter e a Pedra Filosofal da minha estante, abandonando minha leitura atual, para me dedicar unicamente e exclusivamente a esta saga. Esse simples gesto que fiz, mudou completamente minha vida e me fez enxergar o mundo com outros olhos.

Assim que eu iniciei a leitura de Harry Potter e as relíquias da morte, estava sem chão, abalado e Voldemort estava mais forte. Não sabia o que esperar, não sabia se Harry, Rony e Hermione iriam encontrar todas as Horcruxes, se iria dar tudo certo... só queria devorar esse livro e saber tudo que iria acontecer,  mas, ao mesmo tempo queria ler bem devagar para essa história não acabar tão rápido.

Acompanhei o crescimento e a evolução de um personagem que me ensinou tanto (e ainda ensina), que me fez dar mais valor as pequenas coisas, que me inspirou muito, que me fez chorar, que me fez sorrir, que me deixou nervoso... e isso foi completamente mágico. Obrigado por tudo, Harry Potter!




Sinopse: Voldemorte está cada vez mais forte e Harry Potter precisa encontrar e aniquilar as Horcruxes para enfraquecer o lorde e poder enfrentá-lo. Nessa busca desenfreada, contando apenas com os amigos Rony e Hermione, Harry descobre as Relíquias da Morte, que serão úteis na batalha do bem contra o mal.

Mesmo que o meu livro favorito da saga seja Harry Potter e o Enigma do Príncipe, foi nítido o quando a escrita da J. K. Rowling foi crescendo e ficando mais madura ao decorrer dos livros. A forma como ela foi desenvolvendo cada elemento, para no final finalizar com algo maior, foi incrível! Nossa, eu já estou planejando reler esses livros esse ano ou em algum outro momento da minha vida quando estiver precisando deles. Sei que vou poder contar sempre com esse mundo mágico.

De certa parte eu me arrependo de não ter lido essa saga antes, mas de outra, sinto que eu li ela no momento certo. Quando eu olhei eles para estante, comecei a ficar agitado, como se alguma coisa estivesse me dizendo que aquele era o momento, aquela era a hora certa... Comecei a ler a saga no mesmo dia. Se eu tivesse lido antes ou depois, não teria gostado tanto dessa série de livros como gostei lendo agora. Parece que foi tudo planejado pelo universo. <3


O tanto que eu chorei no capítulo “A história do príncipe” não é descritivo. Snape já era um dos meus personagens favoritos, mas depois desse livro, se tornou mais ainda. Me arrependo amargamente por todo o ódio que senti por ele no livro anterior. Eu sabia que tinha toda uma história por trás daquela cara fechada. Depois eu ainda chorei mais ainda com a sua morte (agora estou me segurando para não chorar no teclado do computador).

Nesse livro morreu tanta gente que eu fiquei devastado. Chorei em todas elas! A J. K. Rowling acabou comigo, deixou meu coração em pedaços e eu não conseguia pensar em mais nada, só chorar. É muito difícil eu chorar lendo, muito difícil mesmo, quando estava lendo Harry Potter e a câmara secreta, me questionei se iria em algum momento, me emocionar com esses livros... mal sabia eu o que me aguardava. Eu olho para esses livros e sinto orgulho de mim mesmo por ter adicionado essa história em minha vida. 



Acredito que essa história é um belo exemplo de auto conhecimento, lições importantes e tudo que somos capazes de fazer, enfrentar e até onde somos capazes de chegar pelas pessoas que amamos.

"A cicatriz não incomodara Harry nos últimos 19 anos. tudo estava bem."


Eu vou sempre, sempre e sempre lembrar de tudo que eu senti lendo esses livros! Sou muito grato a eles e eles me ajudaram de uma forma extraordinária. Harry Potter me deu lições de vida, me ensinou o verdadeiro sentido de amizade, de amor, esperança e arrependimentos. Lembro o quão animado eu fiquei ao descobrir que minha casa era a Grifinória. Todos esses momentos foram, e ainda são, muito especiais para mim. É uma saga que por mais que o tempo passe, por mais que meu gosto literário mude, essa história sempre estará marcada em minha vida e em meu coração. Sempre!

ADAPTAÇÃO CINEMATOGRÁFICA


Sobre os filmes, Harry Potter e as Relíquias da morte: parte 1 e 2,  obra de arte! Eu amei muito, faltou coisas? Faltou! Mas eu relevo pois em um geral essas duas adaptações ficaram incríveis e muito bem produzidas! Os efeitos especiais estão impecáveis e tudo está bem fiel ao livro.


As mortes nos filmes, foram meio que, deixadas de lado e, o Voldemort virando poeira não chegou nem aos pés da batalha dele e Harry nos livros. Nos livros Harry o desarma e o humilha da frente de tudo e todos. Eu adoraria ter visto isso no filme. Fora isso, está tudo muito bom! São os dois filmes que mais assisti (até agora) da saga.


Essa é minha pequena coleção de itens de Harry Potter, fora os funkos, é uma coleção bem pequena mas que amo muito cada item, em especial meu funko do Harry com o uniforme de quadribol da Grifinória e a Hermione fazendo a poção Polissuco, que inclusive eu tenho uma <3

Com certeza ainda irei comprar muitos outros colecionáveis. Estou querendo muito o Funko pop do Rony e do Severo Snape. Espero conseguir comprá-los logo  : )


E foi isso, estou com os olhos marejados,  só de pensar que essa saga chegou ao fim... foi maravilhoso ler esses livros. E se você ainda não leu, por favor, de uma chance! Não vejo a hora de regressar a Hogwarts, Afinal, Hogwarts sempre ajuda aqueles que a recorrem.

- after all this time?

- always.

13 comentários:

  1. Ainda estou aguardando o momento certo para ler a saga de Harry Potter. Ser potterhead se tornou modinha por anos e anos, e eu acabei não querendo me enquadrar nisso por querer ser "único". Até hoje só vi os filmes e gosto muito da saga, cinematograficamente falando. Parabéns pela resenha maravilhosa e completa, as fotografias ficaram impecáveis! ❤❤❤❤❤❤

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Harry Potter me marcou como leitora. Amo essa saga <3 E seu post foi emocionante (com fotos lindas, aliás)
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Confesso que ainda não terminei essa saga incrível!!! Parei no quinto livro, não tenho o sexto e tenho o sétimo...Como quero comprar da edição antiga esta sendo um pouco mais difícil encontrar...Esses dias estava revendo os filmes e acho os livros muito melhor...Ah, suas fotos ficaram encantadoras...
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Boa noite... como é maravilhoso quando um livro nos toca e fica em nós. Sei bem como é essa sensação porque a senti ao ler Orgulho e Preconceito, Noite e dia, Poesias de Emily Dickinson, o segundo sexo... e tantos outros. Foi um aprendizado e um passaporte para outra experiência, muito além de minha matéria.

    bacio

    ResponderExcluir
  5. Oi,
    Os livros/filmes do Harry Potter nunca funcionaram comigo...
    Ma acho bacana o quanto essas leituras tornan-se exencial na vida ds pessoas.

    ResponderExcluir
  6. Só de lembrar o tanto que eu chorei na casa minha avó lendo esse livro já sinto um nostalgia. Eu tinha que ir viajar no dia seguinte, mas fui dormir quatro horas da manhã, depois de ter terminado de ler e assistir o filme, chorando que nem um bebê. E viajei chorando também hahaha.
    Mesmo que hoje em dia eu não me empolgue tanto com tudo de Harry Potter que anda saindo, essa saga sempre terá um espacinho especial no meu coração. <3

    ResponderExcluir
  7. Terminei de ler o post com uma vontadezinha de reler Harry Potter! Lembro que quando os livros/filmes começaram a ser lançados eu já podia ser considerada meio velha para o público alvo dele. Tanto que meu primeiro contato com a história foi assistindo o terceiro filme (meu preferido, aliás) por insistência de uma amiga que não ligava pra essa bobagem de idade e público alvo. Depois do terceiro filme, decidi assistir os dois primeiros e aí fui para os livros e li todos os disponíveis, um atrás do outro. Ainda hoje gosto muito dos livros e dos filmes também. Não reli os livros mas sempre que vejo algum dos filmes passando paro pra ver pelo menos um pedacinho.

    ResponderExcluir
  8. Só de ler o seu post me deu uma vontade de reler toda a história e posso apostar que me emocionaria da mesma forma. Ela é forte é marcante e nos faz pensar em tantas coisas que nem sei por onde começar. Faz alguns anos que eu li, nos últimos anos só tenho visto os filmes e eles sempre me deixam com um quentinho no coração. Seu post está cheio de sentimentos e amor, fico feliz por essa série ter sido tão importante para você, e que tenha chego no momento certo.

    ResponderExcluir
  9. Tá feliz de ter feito o menino chorar, J. K. Rowling?

    Essa saga é tudo né? Eu ainda não li todos os livros pq quero comprar um box e poder ler um seguido do outro (meu sonho). Mas sou apaixonada por esse universo, e que amor o seu post!

    ResponderExcluir
  10. Eu não sei nem por onde começar haha Harry Potter é o motivo de eu ter começado a me apaixonar pela leitura. Lembro de ter 6 ou 7anos quando li o primeiro livro da saga, e desde então, o meu amor só cresceu. Sim, esse universo é mágico, lindo e gigantesco! Nunca encontrei uma história que me encheu de tantos sentimentos (bons e ruins) de uma vez só. Eu amei saber que você gostou da saga, e ainda mais feliz em saber que J.K. Rowling conseguiu tocar mais um coração 🖤
    Ps: a vontade de reler toda a saga só cresceu haha
    ps²: essas edições são lindas demais! 🖤

    ResponderExcluir
  11. Eu fico encantada em como dá para sentir o amor que você tem por séries e livros através de seus textos. Parabéns!
    Esse ano eu resolvi tomar vergonha na cara e finalmente começar a a saga Harry Potter, estou ouvindo os audiolivros e comecei o Enigma do Príncipe ontem. Sou apaixonada pelo mundo que a J. K. criou, Hogwarts e sua casas me encantam, mas admito que eu esperava gostar mais da história em si. Acho que eu teria gostado bem mais se tivesse lido a saga a uns 5 anos atrás...
    Enfim, seu texto ficou ótimo e o post ficou lindo, amei as fotos e gifs escolhidos ♥

    ResponderExcluir
  12. Foi um dos livros mais difíceis de se ler por aqui.
    Ver a força do Voldemort, me despedir de personagens que amava.. não foi fácil Sem falar da despedida da saga, né? Pq a gente se envolve tanto que não aceita o fim - independentemente de quantas vezes vc a ler hhahaha

    E o filme? EU SAI COM OS OLHOS EMBAÇADOS do cinema hauhauhauah

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  13. Seu post foi um túnel do tempo pra mim. De repente era julho de 2007 e eu tava sentada na minha cama, com ela encostada na mesa do computador, lendo uma tradução de fãs feita a partir de um livro vazado na internet em voz alta pra minha irmã. A edição em português só ia chegar no fim do ano e eu já tinha levado uns 3 spoilers no Orkut, então resolvi apelar. Foram 41 horas muito loucas marcadas por lágrimas e algumas comemorações, também. É incrível porque as releituras nos fazem redescobrir a história, ligar mais pontos do que nunca e perceber o que sempre estava ali, mas AQUELA PRIMEIRA VEZ... É única e incomparável. Obrigada por compartilhar a sua conosco também!

    (Esse Funko da Hermione é 1 xuxu!!!!)

    ResponderExcluir

Ativem o "notifique-me" para saber qual foi minha resposta ao seu comentário e para que possamos interagir melhor! ♡