02 abril, 2020

Silvestre (Wagner Willian)


Amo quando uma história, seja ela contada através de quadrinhos ou palavras, consegue nos trazer reflexões muito fortes. Com toda certeza não consegui capitar tudo o que essa Graphic novel tinha para passar. É uma leitura um tanto quanto complexa, reflexiva e um pouco até meio pesada, considerando vários aspectos.

Silvestre é uma leitura indispensável para todos os fãs de quadrinhos. O que era para ser simplesmente um livro/história infantil, tornou-se uma Graphic Novel, que nos mostra, de forma crua,  a relação entre o homem e a natureza e todas suas  arrogâncias.


Silvestre conta a história de um velho caçador que atravessa e dialoga com lendas sobre divindades extintas,aprofundado na relação entre o homem e a natureza, e o respeito sobre o que a terra pode nos dar e o que somos capazes de oferecer. No isolamento de sua cabana, ele assa uma torta. Seu aroma cruza a memória, as paredes, a floresta, atraindo animais silvestres e criaturas fantásticas em um grande resgate ao convívio humano, digno de uma celebração selvagem e ritualística.

Através de uma história fácil de fazer a leitura, passamos a nos questionar muito sobre o ser humano e a relação que temos com nossos iguis. Como lidamos com as diferenças das outras pessoas? Por que tanta crueldade no que não está em nossa zona de conforto?
Para ter uma experiência de leitura ainda melhor e mais marcante, fui ler essa obra de baixo de algumas árvores que tem aqui em minha casa. Ao decorrer da leitura vários pássaros gralhavam e o vento batia constantemente em minha pele. Tudo isso só deixou minha leitura mais especial e imersiva! Me senti parte da história, como se tivesse dentro das páginas.

As ilustrações possui um paleta de cores, muito semelhantes a natureza, uma floresta  mais especificamente. As artes possuíam tons azulados, esverdeados, tons mais escuros e terrosos. O vermelho é bem presente também. Wagner Willian mencionou em alguns de seus trabalhos foi utilizados sangue de verdade, sangue dele mesmo, isso torna as ilustrações meio vivas até.


A edição em um todo está muito caprichada! O trabalho gráfico está sensacional. O livro veio dentro de uma Luva vermelha e no meio dela tem em alto relevo uma caveira com chifres. Na folha de guarda temos um cervo lutando contra um humano imerso no corpo de um dos mesmos.  A edição possui um prefácio do Felipe Castilho que deu todo um complemento para a história. Está tudo muito completo.

"Silvestre é uma história em quadros, é um livro de micronarrativas conectadas e ilustradas, mas o mais importante: Silvestre é tudo isso ao mesmo tempo da mesma maneira que possamos estar tanto em um bosque quando em um trem lotado. É uma grande história, sorrateira, silenciosa... e ao mesmo tempo ensurdecedora com toda a vida e morte que  a permeiam." - Felipe Castilho

sobre o Autor:


Wagner Willian é Brasileiro, vive isolado em uma pequena choupana, saindo apenas para caçar mantimentos e narrativas. Algumas delas premiadas e publicadas no exterior. Ele é autor de Lobisomem Sem Barba (Balão, 2014, ganhador do Prêmio Jabuti); Antes da Razão (Vallourec, 2015); É (Bem) Difícil (Social Comics, 2015); Deus é o Jiraiya (Nébula, 2016); Bulldogma (Veneta, 2016, ganhador do Troféu hqmix e Prêmio Grampo de Ouro); Flerte da Mulher Barbada (Veneta, 2016, finalista do Troféu hqmix); O Impossível Cavalo de Bronze (Balão, 2016); O Maestro, o Cuco e a Lenda (Texugo Editora, 2017, finalista do Prêmio Jabuti e ganhador do Troféu hqmix); e Martírio de Joana Dark Side (Texugo Editora, 2018, ganhador do Troféu hqmix).


Gostaram da resenha? e das fotos?
Espero que eu tenho deixado alguém curioso para ler essa obra. Se já leu, o que achou?  Vamos conversar nos comentários <3

Com amor, L ⭐

AO INFINITO E ALÉM

18 comentários:

  1. O livro parece ser incrível, amigo! Eu tinha visto só comentários rápidos sobre ele, agora consegui ter uma noção melhor sobre do que se trata a obra hehe E as artes são lindas mesmo *-*

    ResponderExcluir
  2. Olá :D
    Uau, essa Graphic novel parece ser incrível! Mal posso esperar para ler algum dia, e de preferência num parque ou outro lugar cercado de verde *-*
    Parabéns pela resenha e pelas fotos <3
    Beijinhos e ótimo final de semana
    https://livrosgatoscafe.wordpress.com/
    https://blogalgodotipo.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que terá uma experiência de leitura completamente diferente se ler em algum lugar cercado por verde. Muito obrigado <3

      Excluir
  3. To doida p ler e vc so me fez ficar mais curiosa ... Te amooo

    ResponderExcluir
  4. Só a capa desse livro me deixou muito curiosa para saber do que se tratava. Parece ser tão profundo, mesmo que a história seja contada por imagens. Espero consegui tê-lo em minhas mãos logo logo <3 Ah, e essas suas fotos ficaram lindas. As cores e o tom combinaram perfeitamente com a estética do livro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que leia algum dia miga. Tenho certeza que vai gostar! <3
      Muito obrigado, fico feliz em saber que gostou das fotos : )

      Excluir
  5. Heey, Lucas.

    Achei seu resumo interessante, infelizmente alguns de nós não aprenderam a respeitar e amar a natureza. Esse seria um ótimo livro pra despertar esse cuidado e esse estudo. Confesso que fiquei chocada em saber que o autor é brasileiro, achei o tema lindo e fiquei curiosa pra ler a história.

    Um grande beijo ♡

    https://blogjaquedelua.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Eu estou lendo tanto nessa quarentena. Melhor coisa! Adorei a indicação

    ResponderExcluir
  7. Essa edição é tão linda! E o seu blog é perfeito <3 Eu quero muito ler mais graphic novels, e também quero muito viver que nem esse autor, hehe adorei saber mais sobre a história e sobre ele!

    ResponderExcluir
  8. ahh! primeira vez que entro no teu blog e amei! fotos muito bem tiradas, design clean e uma ótima escrita! mandou bemmmmmm! adorei o enredo do livro, até pq sou wiccan, e wiccans adoram um folclore que envolva natureza hehehe

    ResponderExcluir
  9. Caramba! Adorei teu blog e as fotos! A história do livro é interessante, também!

    ResponderExcluir
  10. Gente amo demais suas fotos *-* tanto quanto o jeito que vc escreve. Já ouvi falar desse livro em outros blogs, já está na minha lista de queridinhos

    ResponderExcluir
  11. Heey, Lucas.
    Estou parecendo aquele memes "Saudades de andar na livraria né minha filha?!" As edições da darksidemsão maravilhosas!!! Morro de amores... Ja guardei a indicação para comprar a minha edição!

    ResponderExcluir
  12. Eu ainda estou em dúvida o que me deixou mais fora do ar... a história do autor ou a do personagem. Por um momento pareceu ser a mesma ao ler. Uau. E essa torta... até conseguir imaginar a confecção, o cheiro no ar e os animais sendo atraídos por aroma.
    Que doido isso... que resenha. Fiquei muito curiosa por folhear essas páginas.
    bacio

    ResponderExcluir

Ativem o "notifique-me" para saber qual foi minha resposta ao seu comentário e para que possamos interagir melhor! ♡