27 abril, 2020

Stranger Fans (Joseph Vogel)


Sempre me lembro da primeira vez que finalmente assisti Stranger Things, as pessoas do meu círculo de amizades sempre me indicavam e falavam que eu iria gostar. E não foi outra, assisti a primeira temporada em praticamente um dia e fiquei completamente apaixonado. Era como se eu tivesse, depois de tanto tempo, encontrado minha série favorita! uma série que me deixou conectado completamente aquele universo e imerso na cidade de Hawkins. Os personagens em um todo tem uma personalidade muito única e complexa, e eles nos mostram através de diferentes exemplos, o poder da amizade. Stranger Things me causou um sentimento que nenhuma outra série conseguiu: Me fez sentir parte de alguma coisa.

Lembro exatamente da minha comoção e do meu entusiasmo quando eu descobri que a DarkSide Books tinha anunciado o lançamento de Stranger fans. O que achei mais legal foi que eles deixaram para fazer isso justamente no dia da estreia da terceira temporada (que eu maratonei em um dia, claro), ou seja, emoção em dobro. Eu comprei o livro ainda na pré-venda de tão animado que estava. Mesmo estando bem surpreso, no fundo eu sabia que a DarkSide e a cidade de Hawkins, iriam estar um dia, lado a lado.

Desde sua estreia, em julho de 2016, Stranger things se tornou um fenômeno mundial. A série tem tudo que a maioria das pessoas gostam: Aventura, mistério e ficção científica. A cada episódio é um mergulho completo nos detalhes vívidos e sensações de uma época: os adoráveis anos 1980.


"uma carta de amor aos anos 1980"


Stranger fans é um livro de fã para fã. Escrito por Joseph Voguel, os capítulos exploram a relação da série com os anos 1980 por meio de onze pontos diferentes: Stephen King, Steven Spielberg, filmes dos anos 90’s, músicas, infância, a era Reagan, Jogos, ciência, tecnologia, ,comida e a moda. Mesmo sendo concebido em leitura continua, também podem ser lidos de forma aleatória que não afetará em nada.

Ver ao decorrer da leitura, referências, curiosidades e fontes de inspirações para a série chegar no resultado que vemos hoje, foi muito interessante, e por ser um grande fã, eu ficava em êxtase a cada página! Os romances de Stephen King tiveram grande inspiração para a criação desse universo. E não só o King, mas vários outros nomes da cultura pop. Este livro é um verdadeiro presente para os fans de stranger Things.

É um livro, que por possuir várias ilustrações/Artes, acaba sendo uma leitura bem rápida e dinâmica. Em determinados momentos, ficava vários minutos só apreciando as ilustrações e a edição em um todo. Enquanto eu lia, acabei pegando várias dicas de filmes que não conhecia, mas que, foram fundamentais para os irmãos Duffer usarem de inspiração para a algumas cenas.


Manhãs são para café livros e contemplação


uma jornada de curiosidades


Não imaginava que uma série pudesse ser tão rica em detalhes, detalhes que muitas das vezes nem percebemos, mas que fazem toda a diferença e o sentido. Um coisa que eu achei bem legal, é que as músicas que os personagens escutam, dizem muito sobre a personalidade deles, O Billy e o Jonathan, são ótimos exemplos que se encaixam nessa categoria.

Ver vários filmes que eu amo, incluindo eles, Tubarão, It: A coisa, E.T.: O extraterrestre, Indiana Jones e parque dos dinossauros, serem citados nesse livro foi muito nostálgico. Claro, possui muitos outros filmes que foram citados no livro, mas esses são os que assisti e que fizeram parte da minha infância. Ah, enquanto o autor falava sobre as músicas e como elas foram fundamentais na criação da série, peguei várias dicas e fui escutando todas! Tem muitas músicas legais que eu desconhecia, mas umas das minhas favoritas sempre será “Should I Stay or Should I Go - The Clash”.

Após concluir a leitura, comecei a enxergar a série com outros olhos! Com certeza, com todos as referências e detalhes, que antes desconhecia e agora conheço, quero reassistir a série toda novamente. É sem dúvidas uma das melhores leituras do ano e, é um livro que todo fã da série deveria ler e ter em sua estante. Uma imersão divertida e interessante aos anos oitenta.

Ler Stranger Fans foi como entrar em uma máquina do tempo e voltar para década de 80, uma década no qual eu não vivi mas que através dessa leitura consegui sentir toda a euforia daquele tempo, um tempo que foi muito importante, e um dos melhores para muitas pessoas. Aprendi mais sobre essa década lendo esse livro do que em qualquer outro lugar. Quando conclui a leitura, vi que a frase “Stranger fans: uma carta de amor para os anos 1980” faz todo o sentido.


O livro foi publicado aqui no Brasil pelo selo Cinebook Clube da DarkSide Books, uma linha editorial para os apaixonados em filmes e séries, um selo que visa publicar livros que viraram filmes ou filmes que viraram livros. É um dos meus selos favoritos da editoria, pois, é um sensação muito boa ver um livro que a gente leu e amou, nas telonas. Como é o caso de stranger fans, Um livro que foi inspirado na série para ser escrito.

Joseph Vogel nasceu e cresceu na década de 1980, e se apaixonou por Stranger Things no momento em que viu aquele logotipo esquisito e misterioso. Ao assistir o primeiro episódio, não teve dúvidas: era amor. Vogel é professor assistente no Merrimack College, em Massachusetts, e escreveu vários livros, incluindo Man in the Music: The Creative Life and Work of Michael Jackson e This Thing Called Life: Prince, Race, Sex, Religion, and Music. Seus textos já foram publicados na Atlantic e Slate, no Guardian, na Forbes, e no The Huffington Post. Stranger Fans é seu tributo à série de sucesso dos Irmãos Duffer, e mais um exemplo de livro de fã para fã da DarkSide Books. Saiba mais.


Foi tão nostálgico fazer esse post! As cenas da serie  passaram constantemente em minha cabeça. Minha vontade é reassistir as três temporadas de stranger Things tudo de novo! Espero que com essa resenha eu tenha deixado alguém curioso para fazer essa leitura. Se você é fã de Stranger Things, assim como eu, tenho certeza que irá amar este livro.

welcome to upside down

48 comentários:

  1. Minha experiência com Stranger Things foi semelhante com a sua. No inicio não coloquei muitas expectativas, mas acabei de apaixonando completamente logo nos primeiros episódios. O ar que a série traz é fenomenal e também peguei algumas referências. NUNCA TINHA PARADO PRA PENSAR NAS MÚSICAS QUE OS PERSONAGENS ESCUTAVAM E A INFLUÊNCIA AAAAA QUE TUDO! Fiquei cantando Should I Stay or Should I Go por semanas (o famoso xurasteioxuragou). Eu não sabia de fato da existência desse livro e confesso que seu post me instigou muito a conhece-lo 🧡 Além da edição ser lindíssima, é bom saber que o conteúdo do livro equivale as expectativas. Seu post está lindíssimo e as fotos também (fotografo, hein?). Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, você vai amar esse livro! Fiquei bem feliz com seu comentário <3
      Muito Obrigado pelo carinho <3

      Excluir
  2. Olá meu caro,

    Eu não assisti a essa série, mas acompanhei os muitos comentários a respeito. Eu gosto da década de 80... nasci por e cresci por lá. Me lembro de filmes incríveis do Hughs e do Spielberg também. Mas não curti os exageros daqueles anos. Não era nada fácil ser nerd naqueles dias. Era preciso paciência e nem todos tinham. Perdi muitos colegas de turma para o suicídio devido aos trotes, hoje nominados bullyngs e que eram para separar os fracos dos fortes.
    Mas eu viajei na sua resenha, no tempo e espaço a partir de seu olhar para essa série e o livro de fã.

    bacio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, definitivamente não era fácil ser nerd nessa época então :(
      Que bom que gostou da resenha, Lunna! <3

      Excluir
  3. Vi a primeira temporada toda de ST, mas acabei desanimando e não vi as outras. Tenho esse problema com séries... Mas o livro parece encantador para quem é fã. Lembro-me de achar fantástica a forma como os irmãos Duffer construíram a atmosfera da série, meu namorado ficou apaixonado, lembrando da própria infância! Vou indicar para ele

    ResponderExcluir
  4. Ah que saudade de Stranger Things! Lendo seu post deu até vontade de maratonar de novo! E anos 80, melhor década (eu ter nascido nela é pura coincidência ahahah). Amei o post, amei as fotos, os detalhes ficaram incríveis. Terminei a leitura querendo esse livro e esse funko da Eleven e pronta pra ver Stranger Things de novo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois que eu terminei de fazer esse post (que me deixou muito nostálgico) fui instantaneamente maratonar alguns episódios de stranger Things hahaha. Esse livro é uma obra de arte! Tenho certeza que você vai gostar, principalmente pelo fato de ter nascido na década de 80 <3
      Muito obrigado pelo carinho <3

      Excluir
  5. Assisti a série e amei todas as referências feitas pelos Duffer. Adoro a Darkside, essa edição parece estar tão incrível quando a maioria. Espero poder ler em breve e saber mais sobre o que há por trás da ambientação de ST.

    ResponderExcluir
  6. Eu vou enaltecer pra sempre essa foto de você de cabeça pra baixo hahaha. Na verdade, todas as fotos do post ficaram lindas, migo <3 os elementos combinaram perfeitamente com o clima da série. Seu suéter sempre vai me fazer lembrar da minha antiga parede de letras e luzinhas!
    Agora, quanto ao livro, depois de ler a resenha eu fiquei ainda mais curiosa para ler. Amo a série! Vou ver se depois que terminar minhas leituras atuais coloco ele na fila para ler logo logo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa foto foi o auge da minha criatividade hahahaha!
      Que bom que gostou das fotos, amiga! *-*
      Leia sim, amiga! Tenho certeza que vai amar! <3

      Excluir
  7. Olha, eu sou apaixonada pelos anos 80 e Stranger Things, como você bem sabe, é uma das minhas séries favoritas da atualidade. Eu tô louca por esse livro desde o lançamento dele e saber um pouco mais sobre como ele é aqui só me deixou mais animada! As suas fotos estão simplesmente maravilhosas e altamente instigantes. Parabéns pelo post, migo. Beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, você vai amar esse livro!
      Muito obrigado pelo carinho <3

      Excluir
  8. Que post mais completo, Lucas! Parabéns!
    Olha, os anos 80 fazem parte da minha trajetória de vida de uma maneira bem bonita. Tenho boas sensações ao me lembrar e hj vc contribuiu pra caramba com essa postagem. Obrigada!🥰 Nasci no final da década de 1970. As músicas são meu ponto fraco! Sobre Stranger Things, nunca assisti, mas vejo o fascínio da minha filha por essa que ela diz ser uma das séries da vida dela. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo apoio, amiga! <3
      Tenho certeza que a Milena vai amar esse livro!

      Excluir
  9. Tenho que confessar, não conheço essa série!!! As fotos arrasaram, parabéns e embora eu não conheça a série deu para perceber o quanto você gosta e conhece...
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que um dia você dê uma chance e assista Stranger Things.

      Excluir
  10. Você me deixou curiosa para ver a série! Acredita que nenhum amigo ou amiga gostou? Várias pessoas começaram a ver e me falaram que não valia a pena, e eu, sempre cheia de coisas pra ler-assistir-cozinhar, acabei indo na onda e deixando a série de lado. Agora seu post me deixou com vontade de assistir (e ler o livro).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assista sim, e leia <3 Stranger Things é uma série maravilhosa! <3

      Excluir
  11. Eu li esse post na semana passada, se não me engano. Engraçado que fiquei a pensar no que li depois. Tenho uma amiga que já assistiu a essa série algumas vezes e falei para ela de seu post, mas não enviei o link. Farei isso agora. bacio

    ResponderExcluir
  12. Eu não assisti a série ainda, mas desejo conhecer esse livro, pois só leio resenhas magníficas sobre ela, o que me deixou bem curioso para ler.

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pelo post, instigante e as fotos estão lindas! Eu gostei bastante da série, as duas primeiras temporadas foram ótimas na minha opinião e como antigo mestre de RPG( joguinho viciante!) deu uma sensação nostálgica principalmente na primeira temporada. Minha "companheira de maratona" prefere coisas mais leves, e como temos assistido juntos ela vetou por enquanto rs. Mas em breve vou assistir a 3°, realmente é uma série incrível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo carinho! Espero que goste da Terceira temporada (que é a minha favorita até agora) e do livro! Depois que diga o que achou! *-*

      Excluir
  14. Que legal, eu, como vivi minha infância e adolescência nos anos 80, vibrei com Stranger Things. A cada nova cena era como se tivesse voltado no tempo, foi legal demais! Ver todas as referências reunidas em um livro deve ser uma experiência enriquecedora, sem dúvidas uma ótima sugestão para os amantes da série.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ter sido uma experiência maravilhosa! <3
      Tenho certeza que vai gostar dessa leitura! *-*

      Excluir
  15. Foi por causa de Stranger Things que eu passei a jogar D&D (Dungeons & Dragons, o RPG de mesa que aparece no primeiro episódio da série). É impossível pra mim não alinhar "Stranger Things" e "IT: A Coisa" no mesmo mundo porque os dois tem a mesma fotografia pra mim (acho que é porque se passam de fato nos 80). Espero que nunca acabe, pois me trouxe sentimentos muito bons ❤❤❤❤❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No livro tem um capítulo bem extenso falando sobre D&G. Gostei bastante de saber mais sobre esse jogo. <3

      Excluir
  16. Oieee! Eu nunca assisti essa série, acredita? Vi muita gente comentando e indicando, mas não me interessei, infelizmente. As fotos ficaram lindaaaas! Amei a frase que você até usou o negrito: "Stranger Things me causou um sentimento que nenhuma outra série conseguiu: Me fez sentir parte de alguma coisa.". Aquece o coração quando nos sentimos assim por causa de uma série, né? É tudo muito mágico.
    Adorei o post!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaah, espero que você assista algum dia <3
      Muito obrigado pelo carinho <3

      Excluir
  17. Amo stranger things e ainda não tive oportunidade de adquirir esse livro, mas estou surper empolgada :) amei a indicação

    ResponderExcluir
  18. eu comecei a assistir e achei muito boa, mas acabei ficando com preguiça de terminar! Mas o livro deve ser incrível para quem é fã da serie

    ResponderExcluir
  19. Nossa, me lembro muito bem quando comecei a assistir essa série, estava todo mundo comentando no facebok sobre e no dia que assisti eu maratonei logo a primeira temporada hahaha.
    Amei saber que tem um livro que fale um pouco mais sobre a série, Darkside realmente arrasa nesse quesito de trazer coisas nesse estilo não é? Amei seu post e suas fotos ficaram magnificas, tô babando até agora nelas <3 Parabéns mesmo :* <3 <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, tenho certeza que você vai amar esse livro! Ele está impecável *-*
      Muito obrigado pelo carinho <3

      Excluir
  20. Oi, Lucas! Tudo bem?
    Eu acho uma experiência incrível ler um livro que traga curiosidades interessantes sobre alguma obra que a gente admira tanto. Senti exatamente a empolgação que você descreveu quando li o livro (também publicado pela DarkSide) sobre "De Volta para o Futuro". Gosto muito de Stranger Things também, já quero muito ler Stranger Fans!!! Por sinal, suas fotos ficaram maravilhosas, parabéns!
    Abraços.
    Literalize-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, acredita que eu nunca assisti nada da franquia? Tenho até vergonha de falar haha
      Eu já vi esse livro e acho ele lindíssimo.
      Muito obrigado, feliz que gostou <3

      Excluir
  21. Que fotos lindaaaas!
    Nunca assisti a série e nem sabia do livro. Foi bom conhecer agora. A década de 1980 foi incrível. Muita coisa boa saiu de lá. Fiquei curiosa para assistir um episódio.

    ResponderExcluir
  22. Eu sou apaixonada pela série! Maratonei todas as temporadas assim que foram lançadas e saía indicando pra todo mundo. Amo cada personagem, amo o enredo e já tô criando teorias doidas para a próxima temporada.

    Eu não sabia desse livro, mas deve ser muito legal! Eu sou uma pessoa que adora ficar procurando as referências das coisas, seja o que for e também amo os anos 80 desde que estudei sobre a decoração da época e me apaixonei.

    Sobre músicas: acho que Should I Stay or Shoul I Go? se tornou o grande "hit" atrelado à série, principalmente por conta da primeira temporada. amo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é eu na vida hahaha. Assisto todas em um dia e fico o ano inteiro reclamando que não tem uma nova temporada! Tenho certeza que vai amar esse livro <3

      Essa música é maravilhosa! Conheci ela através da série.

      Excluir
  23. Lucas, seu post me trouxe tantas sensações boas que nem sei por qual começar...

    Logo no primeiro parágrafo lembrei de cara da época que a série foi lançada. Eu fiquei sabendo por alto sobre ele algumas semanas antes, quando um amigo que fez parte da dublagem me contou que naquela semana estava dublando uma série nova da Netflix "meio de terrorzinho", mas não deu muitos detalhes porque acho que nem ele tinha. De repente, pouco mais de um mês depois, minhas timelines foram DOMINADAS pelas fotos do quinteto de crianças (que já são adolescentes, aaah) principal. Foi aí que resolvi ver e, bem, o impacto acho que todo mundo sentiu, né? Perfeita!

    Esse fator música é mega importante pra mim porque é uma das coisas que mais reparo e sempre escutei bastante clássicos dos anos 80. A trilha sonora dela é uma obra de arte à parte...

    Esse livro deve ser INCRÍVEL! Saber que foi escrito por um fã, que a Dark Side publicou - porque eita editora pra se dedicar em entregar um trabalho bem feito - e que vai muito além do que a gente percebe com "uma assistida só" deixa a vontade de ler nas alturas! E suas fotos, então? Só valorizaram ainda mais a questão estão lindas! Obrigada por esse post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luly, não tenho nem palavras para expressar o quanto seus comentários me deixam felizes! Muito obrigado <3

      Que máximo saber que um dos seus amigos dublou a série aaaaaaaaaaaa

      Muito obrigado pelo carinho! Feliz que gostou do post <3

      Excluir
  24. Primeiro eu quero dizer que eu AMO a música Should I Stay or Should I Go!! Segundo: Stranger Thins é uma série encantadora! Eu particularmente gostei mais da primeira temporada, mas no geral, adoro essa série e suas esquisitices haha
    Mesmo eu não tendo interesse em ler esse livro, ele parece ser ótimo para quem é fã e sua resenha ficou muito boa, deu para sentir o quanto você gosta desse mundo. Parabéns!

    ResponderExcluir

Ativem o "notifique-me" para saber qual foi minha resposta ao seu comentário e para que possamos interagir melhor! ♡