19 maio, 2020

Vida de Gato (Serge Baeken)


Pelo fato de morar na zona rural, em uma fazenda mais especificamente, sempre tive contato com diversos animais: cavalo, vacas, cabras, galinhas, cachorros, e é claro, gatos.  Quando vi que a DarkSide Books tinha anunciado o lançamento desse quadrinho, definitivamente foi amor à primeira vista. Só pela capa, com esse tom de amarelo, já me conquistou <3 

Ao longo do tempo, tive vários gatos, cada um com uma personalidade e sentimentos diferentes, mas agora eles estão em um lugar melhor, viraram estrelas. Aqui em casa temos um total de, pasmem, oito gatos! Mas meu de verdade, só é a Mingau, uma gatinha muito carinhosa e que eu gosto bastante! Cuido dela desde de filhote e fiquei super feliz quando ela me ajudou a fazer as fotos para esse post (geralmente ela não gosta que fotografem ela haha). Agora eu e a minha felina, vamos falar sobre uma historia em quadrinhos que  a gente leu recentemente e amou: Vida de Gato.


Vida de Gato é uma Graphic Novel que irá nos apresentar a vida do autor, Serge Baeken, e o mundo através  ponto de vida de seus felinos que ele teve ao longo da vida, e que deixaram uma marca eterna no coração do autor. O protagonista principal da história é Mascavo, um bichano muito bagunceiro, agitado, e claro, muito amado, que viveu consideráveis 18 anos ao lado de seu dono, e deixou uma marca registrada em sua vida.

Em um geral, esse é aquele tipo de quadrinho emocionante e divertido, que lemos em um piscar de olhos, o autor nos apresenta uma narrativa da história através da percepção dos felinos e, isso só isso contribuiu para que minha experiência de leitura fosse diferente e única. Mascavo se parece muito com a Mingau, os dois são bagunceiros (mas também muito preguiçosos) e querem sempre o foco de toda atenção para si haha. É um quadrinho que possui poucos diálogos, interpretei isso como um ponto positivo e foi a partir disso que notei o cuidado do autor, afinal, se os gatos não necessitam de palavras para expressar o que sentem por nós, por que nós precisaríamos?


O quadrinho é bem curtinho, mas nem por isso deixa de ser especial. Li ele em um domingo, e após concluir a leitura, fui rapidamente ver como minha bichana (essa fofa aí da foto haha ♡) estava e fazer um carinho nela. Serge Baeken conseguiu nos apresentar uma historia delicada, sensível e triste ao mesmo tempo. Como a maioria das pessoas são amantes assíduas de gatos, essa história conquistou o coração de várias pessoas, inclusive o meu ♡


Essas patinhas *-*


O quadrinho foi publicado aqui no Brasil pelo selo Graphic Novel da DarkSide Books <3 A edição está toda linda! ♡ Fiquei apaixonado nessa folha de guarda! Eu amo tudo que tem bolinhas, pois elas me lembram planetinhas *-* A edição possui um tamanho maior que o convencional, ela é do mesmo tamanho que a Graphic Novel  Aurora nas Sombras, e também amei o tom de amarelo usado na capa! As ilustrações são em preto e branco e riquíssimas em detalhes. Eu fiquei fascinado por essa lombada com o rostinho do Mascavo com diferentes expressões faciais, ficou bem sarcástico e divertido haha ♡

Serge Baeken é um quadrinista e ilustrador belga. Estudou desenho, escultura e artes plásticas em academias em Kempen, na Alemanha, e em Antwerp, na Bélgica. Nessa época, publicou um zine independente chamado Embryo com alguns amigos, em 1984. Ilustrou para inúmeras revistas e clientes, entre eles Penthouse Comix, VPRO, Marc Didden, BBL, TRIX e Mekanik. Também atuou no ramo de jornalismo em quadrinhos. Sua arte aparece regularmente nos jornais De Tijd e De Morgen.


Esse marcador fofo é um mimo para quem comprar o livro no site da caveira ♡



Eu tentei não colocar no post todas as foros que eu tirei para essa resenha, mas como podem ver, não resisti. Sou aquela típica pessoa que está conversando tranquilamente com alguém e do nada pergunta: Quer ver uma foto da minha gatinha? Hahahaha Quem mais é assim?

Gostaram da resenha? E das fotos? Espero que tenham gostado do post e que tenham ficado curiosos para saber um pouco mais sobre essa história ♡

miau? miau!

35 comentários:

  1. Eu simplesmente amei essa resenha! As fotos perfeitas, o capricho e o carinho que você usa ao escrever deixa o coração quentinho. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo carinho, amiga!
      Você é maravilhosa ♡

      Excluir
  2. Amei o post. ainda não conhecia esse livro e fiquei com muita vontade de ler.
    Além de ser super interessante, essa edição está lindíssima.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber que gostou do post ;)
      Espero que goste da leitura ♡

      Excluir
  3. Essas fotos ficaram um chuchu, migo <3 amei todas, tão delicadas, e a caneca combinadinha... ai, nem sei dizer de qual mais gostei, mas passei um tempinho maior admirando a penúltima foto, pois amo patinhas de gato.
    Eu adorei essa leitura, fiquei com o coração quentinho, e dei algumas gargalhadas quando a gata cega apareceu (tão fofa).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei bastante dessas fotos que eu tirei também ♡
      Muito obrigado pelo carinho, amiga! :)

      Excluir
  4. Mais uma vez amei as fotos do seu post, conhecer um pouco mais de sua realidade e da Mingau 🥰
    A grafic novel está linda e a história por trazer gatos como temática me atrai bastante. Realmente parece uma leitura aconchegante, apesar de ter um defeito das HQs: elas acabam tão rápido 😭.


    Abraço

    blogdecaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente esse é um defeito haha, um defeito bem feito *-*

      Excluir
  5. Hahaha super te entendo pq amo mostrar meus filhos por aí. Eu tenho atualmente 18 gatos, sendo que sete são bem pequenininhos, e quatro tão com três meses. Os outros são adultos. Hehehe
    Tbm cresci em zona rural, sítio, e sempre em contato com bicho 💜🖤

    Eu vi esse lançamento por alto, nao sabia que era HQ. Pensei que era livro mesmo. Bom saber, pq sou apaixonada por quadrinhos.
    A edição ta linda e mingau é uma fofura 😍

    Küss 😘

    ResponderExcluir
  6. Primeiro tenho que falar dessa modelo das fotos!!! Que gatinha mais fofa!
    Eu também amei essa GN e esse tom de amarelo está incrível mesmo.
    Não podia deixar de ler. Aqui não é área rural, infelizmente, mas posso dizer que minha casa é um mini zoo. Amo demais!
    E essa GN ficou maravilhosa, única pena é que é curtinha. Eu queria mais!
    Parabéns pelo post!

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Já queria esse livro, depois dessa resenha então, necessito com urgência...E como sempre arrasou nas fotos. Abraços

    ResponderExcluir
  8. Oi, Lucas!
    Eu amei as suas considerações, eu tive meus tempos de fazenda também, então, sei como é conviver com muitos animais diferentes. Não tive muitos gatos, só uma - porque minha mãe não é chegada neles e ela adotou a gente (mas, depois, minha mãe a deu pra vizinha), mas gosto muito de gatos. Tive mais cachorros, tive já 15 de uma vez.
    Enfim, eu quero te indicar dois livros que acho que você - sendo amante - vai amar: O grande livro dos gatos, que é uma coletânea de grandes clássicos que tratam sobre esses animais; e, sendo fã de animais, sugiro também "Só animais salvam", também da Darkside. Olha, eu ia te indicar outro, mas juro pra ti que o nome me escapou.

    ResponderExcluir
  9. Não sei quem é mais fofo nessas fotos, o livro ou a Mingau! Que bichana mais linda gente! =)
    Eu não tenho gatos, mas tenho uma matilha de 5 cães aqui em casa... Imagino a bagunça que seus pets fazem, viu? kkkk
    Com relação à obra, ela é muito linda mesmo, e fiquei apaixonada também pelo marcador, que até traduziu o fato de você ler junto com sua gatinha. Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  10. Que fotos mais lindasss! Amei a resenha faz tempo que não leio quadrinhos e fiquei muito curiosa para conhecer esse! Nunca tive um gato, mas sempre tive doguinhos então sei bem como é esse amor pelos bichinhos!

    Parabéns pelo seu trabalho!
    Bjs pra você e para a Mingau💜
    ~Blog Leituras de Aruom~

    ResponderExcluir
  11. Essa GN é incrível, achei uma história um pouco triste pela morte dos gatinhos, mas ao mesmo tempo gostei pela esperteza do Mascavo. Eu queria tanto fazer fotos do livro comas minhas gatas, mas elas são ariscas demais e não ficam paradas para eu bater a foto. Vou ter que fazer de outra forma. Mas a GN é sensacional, recomendo para todos.

    ResponderExcluir
  12. Aaaaaaaaahh socorro, eu quero esse livro para mim... Eu não vivi em uma fazenda, porém, sempre tive contato com vários animais, vaca, cachorro, peixe, tartaruga, bode (Tinha um bode chamado Zé), etc. Tenho profunda afinidade com os gatos e assim como Mascavo, os daqui de casa são danados, dormem na cama comigo e destroem a casa, quebraram a TV hahahahaha, eu prefiro ficar sem uma TV a ficar sem um gato hahahahahahahaha por isso acho que esse quadrinho é para mim.

    ResponderExcluir
  13. Tá permitido morrer de amores depois de ler essa resenha?
    Eu costumo fugir de livros de animais porque tenho medo deles morrerem no final e sinto demais a partida deles.
    Eu nunca tive um gato(a) em casa, mas já convivi por anos com alguns e um amava dormir comigo e senti muito a perda dele.
    Adorei quando você falou sobre ter pouco diálogo porque eles realmente passam tanto amor sem falar que isso não é necessário.
    Amei sua modelo e todas as fotos.
    Adoro quando você mostra como é a arte por dentro porque sempre fico curiosa por isso quando vejo GN e HQs por aí.
    Beijos pra você, migo, e um carinho na Mingau.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal saber que você sempre teve contato com os animais por morar na zona rural. Eu também tive esse contato, mesmo que de longe, porque passei uma parte da minha vida morando na zona rural. Gostei muito de conhecer mais a respeito dessa HQ
      que a DarkSide Books anunciou o lançamento. Preciso ler mais desses quadrinhos. Perfeito que pra você foi
      amor à primeira vista. Ótimo que esse tom amarelo da capa, te conquistou. Nunca fui fã de gatos, ou tive animais dentro de casa. Eu tinha coelhos e tal rs'. Muito fotogênica essa sua gatinha. Adorei a resenha.

      Excluir
  14. Eu também amo gatos (tenho 4) e fiquei encantada com a resenha e com a Mingau, que fofura! Ótima modelo! O livro é muito especial, exala carinho por esses seres tão especiais e mágicos que são os gatos ❤

    ResponderExcluir
  15. Oiê! Eu nunca tive gatos. Então não tenho essa relação íntima com os bichanos e acredito que até por isso, não tenha surgido o interesse de comprar essa GN logo que vi seu lançamento. Mas sempre tive cachorros. E temos na atualidade uma pinscher que meu filho caçula ganhou de aniversário no ano passado. É aquele mimo de cadelinha.
    Adorei suas percepções a respeito da GN, e sua gata simplesmente deu um show à parte nas fotos! Que isso!!!!! Ficaram todas lindas. Não tinha como escolher menos para brilhar aqui no posto não. hahahaa
    Abraços

    ResponderExcluir
  16. Você mora numa fazenda? Que delícia! Morei numa chácara na infância e sinto falta de muitas coisas... Nunca tive gatos, mas cheguei a ter 16 cachorros aqui na cidade sob meus cuidados, agora restam apenas 5...
    Adorei a resenha, já havia lido sobre esse livro e me encantei!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  17. Oie, tudo bem? Ah, que indicação mais fofa. Gosto muito de histórias que falam sobre bichinhos. Um dos meus preferidos é Quatro vidas de um cachorro. Minha irmã adora gatos. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  18. Me identifico muito com o que você disse sobre ter muito contato com animais! Cresci em um sítio e tínhamos todo tipo de bicho. Hoje moro na capital, mas o amor por bichinhos continua comigo. E pelo mesmo motivo me apaixonei total por esse livro! Estou louca pro meu chegar e sua resenha só me deixou mais empolgada ainda!

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Eu já tinha visto uma indicação desse livro no Instagram e fiquei curiosa. Parece ser uma leitura muito emocionante..
    Sem falar nessa edição incrivelmente linda, a Darkside sempre arrasa. Eu também gostei das bolinhas na página. Haha
    Adorei a resenha, e se antes estava curiosa agora estou em dobro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Eu estou iniciando agora minha relação com gatos e estou aprendendo a me entender com esse bichinho tão carinhoso de um modo menos diretivo e demonstrativo quanto os cachorros, acho que amaria essa hq

    ResponderExcluir
  22. Que coisa mais fofa, eu tenho 3 gatinhos lindo e sou apaixonada por eles, me fazendo um bem tão grande. Vou dar uma espiadinha depois mais a fundo nesse livro.

    ResponderExcluir
  23. Eu tô doida pra adquirir esse livro, pós tbm sou gateira assumida. Vai ser super divertido ler algo do ponto de vista dos felinos. Amei a modelo das fotos, super linda e fofa.

    ResponderExcluir
  24. Aiii que amoooor de resenha! Amei a Mingau. Quem vê assim nem acha que não gosta de tirar foto. Olha, eu sou a louca dos gatos e por esse motivo estou doida por essa GN. A minha já está quase chegando, comprei semana passada. Espero ter a mesma sorte da companhia da minha Helena na leitura e fotos, a minha gatinha de 10 anos!

    ResponderExcluir
  25. Antes de qualquer coisa preciso dizer que essa primeira foto derreteu meu coração!!! Coisa mais linda a sua neném! Eu li sobre esse livro tem pouco tempo no blog da Luana e fiquei encantada. Amo gatos, sou muito gateira sim senhora, e achei genial a ideia de ser uma biografia contada do ponto de vista dos gatos. Também sou dessas que não perde uma oportunidade de dizer "quer ver foto dos meus gatos?" e olha que também tenho cachorros, então a pergunta se repete pra eles também! kkk Mas como não amar esse bichinhos né?

    ResponderExcluir
  26. Eu li uma resenha desse livro no blog da Luana e já fiquei apaixonada por ele. Os gatos (personagem principal e o seu) são bem parecidos com a minha cadela: bagunçeira e preguiçosa.
    Gostei bastante da sua perspectiva de não se precisar de palavras para expressar o amor.
    E como sempre, suas fotos estão lindas!

    ResponderExcluir
  27. A resenha é show... mas preciso dizer que eu AMEI a Mingau e essas patinhas. Eu amo as almofadinhas dos felinos, tanto quanto dos cães. É uma delícia. Adoro cheirá-las e detesto quando alguém vem me dizer para não fazer isso. hunft
    Gente, que fotos lindas.

    ResponderExcluir
  28. Seu gatinho é a coisa mais linda, impressionado em como você conseguiu tirar foto com ele assim. Minhas gatas nunca colaboram kk

    ResponderExcluir
  29. Que lindo o gatinho que lê contigo!!

    Oi gateiras e gateiros, mães e pais de gato, catlovers, egípcios, neko-chan's!!!!!!!
    Sabia que é possível entender o que o seu gato fala? E que dá pra responder e ele entender? Confere aí!
    https://bit.ly/entendaalinguadoseugato

    #gato #cat #catlover #gateira #gateiro #maedegato #paidegato #neko #kitty #kitten #gata #gatx

    ResponderExcluir

Ativem o "notifique-me" para saber qual foi minha resposta ao seu comentário e para que possamos interagir melhor! ♡