19 junho, 2020

Maratona Literária de Inverno (2020) - TBR


E lá vamos nós para mais uma maratona literária, dessa vez, eu irei participar da maratona literária de Inverno que vai acontecer do dia 20 de junho a 04 de julho, Ela está sendo organizada pelo Vitor do canal Geek Freak e alguns outros Booktubers que foram convidados para ajudar a organizar mais uma Booktubatona. Se você não sabe do que eu estou falando, recomendo que assista o vídeo de apresentação do projeto do Vitor. Nessa maratona, eu tirei da minha cabeça que eu vou flopar, vou me esforçar para não perder tanto meu tempo procrastinando e me dedicar mais a leitura. 

São mais de 25 produtores de conteúdo literário que estão convidados para fazer esse “evento” acontecer, e cada um, propôs um desafio para assim, podermos criar nossa TBR de uma forma mais divertida e criativa. Para quem não sabe o que é TBR é nada menos que "to be read" ou seja "para ser lido". Eu escolhi seis desafios, pois, acho muito difícil (impossível) eu ler 27 livros em quinze dias. Não vou me forçar a ler, quero fazer isso para me divertir e tentar ler mais do que estou acostumado, e não quero tornar uma obrigação. Escolhi 6 títulos para me acompanhar durante esse período de tempo, com certeza serão livros que eu vou gostar bastante, pois a sinopse deles me instiga muito, e eles, me marcarão de alguma forma muito boa, com certeza.

Desafio 01: Ler um livro que faça parte de um clube de leiturA



Eu achei esse desafio sensacional, pois, eu e a Luana, do blog A Garota que Bebeu a Lua, estamos organizando a leitura coletiva de O Mundo Invisível Entre Nós nesse mês de junho. Estamos lendo com uma galera incrível e pretendemos terminar este livro até final desse mês, ou seja, esse desafio caiu como uma luva haha. Ele foi criado pela Aione Simões, uma pessoa que eu comecei a acompanhar o trabalho recentemente, mais já gosto muito de tudo que ela produz! 

Sinopse: O Mundo Invisível Entre Nós é uma compilação dos mais fantásticos e premiados contos de Kiernan — suas histórias mais aclamadas, textos raros, e sua primeiríssima novela sci-fi. Ele se descortina a cada página, com uma atmosfera única e distorcida. São contos de vida e morte, horror, sofrimento, que ostentam uma beleza perturbadora e peculiar. Um passeio pelos cenários obscuros de Kiernan, uma viagem tão íntima que é como se ela mesma estivesse nos guiando com uma lanterna na mão rumo ao desconhecido.

Desafio 02: Ler um livro que se passa no Natal/Inverno



O Presente do Meu Grande Amor foi um livro que eu pretendia ler no Natal, mas por algum motivo (que nem eu sei) não consegui fazer isso. Quando vi a Melina Souza do canal Tea With Mel, propondo para gente esse desafio, vi aí uma forma de finalmente desencalhar esse livro da minha estante, e, consequentemente ficar com o coração aquecido com uma história que traga o natal/inverno de uma forma diferente e única ♡

Sinopse: Se você gosta do clima de fim de ano e tudo o que ele envolve — presentes, árvores enfeitadas, luzes pisca-pisca, beijo à meia-noite —, vai se apaixonar por O presente do meu grande amor . Nas doze histórias escritas por alguns dos mais populares autores da atualidade, há um pouco de tudo, não importa que você comemore o Natal, o ano-novo, o Chanucá ou o solstício de inverno.

Desafio 03: Ler um livro que lide com algum transtorno mental



Eu confesso que para esse desafio eu me segurei completamente para não colocar na categoria A Menina Submersa para reler, mas, como ele é um livro muito denso, e eu estava tentando adicionar na TBR livros mais leves, acabei deixando ele de lado e escolhendo para esse desafio o livro Em Algum Lugar nas Estrelas, um dos personagens principais, Early, é um personagem com transtorno do espectro autista. Sei que de alguma forma esse livro me trará boas sensações. Minhas expectativas estão relativamente altas, mas espero me surpreender mesmo assim, pois sei bem pouco da história. Esse desafio (ler um livro que lide com algum transtorno mental) foi criado pela Beatriz Paludetto, eu achei a proposta muito legal, pois vou poder acompanhar a lista de livros para ler de outras pessoas e pegar algumas dicas de livros com essa temática. 

Sinopse: Em Algum Lugar nas Estrelas é um livro escrito pela autora norte-americana Clare Vanderpool. Um romance intenso sobre a difícil arte de crescer em um mundo que nem sempre parece satisfeito com a nossa presença. Pelo menos é desse jeito que as coisas têm acontecido para Jack Baker. A Segunda Guerra Mundial estava no fim, mas ele não tinha motivos para comemorar. Sua mãe morreu e seu pai... bem, seu pai nunca demonstrou se preocupar muito com o filho. Jack é então levado para um internato no Maine. O colégio militar, o oceano que ele nunca tinha visto, a indiferença dos outros alunos: tudo aquilo faz Jack se sentir pequeno. Até ele conhecer o enigmático Early Auden.

Desafio 04: Ler um livro escrito por uma autora mulher



Eu mencionei isso no meu post do 6 on 6 de junho que eu tinha lido o livro Assassinato no Expresso do Oriente, da rainha do crime, Agatha Christie, desde então meu interesse para ler mais obras dessa autora cresce cada vez mais. Alguns dias atrás eu perguntei lá no meu Instagram entre esse livro da foto e Morte no Nilo, qual eu leria e seguida, e o mais votado foi Um Corpo na Biblioteca. Várias pessoas que leram falavam que gostaram e ficaram impactadas com o final (Agatha Christie tem esse dom de nos deixar de boca aberta a cada página). O desafio foi criado pela Victoria do canal Chiclete violeta, achei o tema maravilhoso, mesmo a maioria dos livros que leio seja escrito por mulheres, muitas das pessoas não tem esse abito e isso, pode ser uma ótima maneira de tentar, de alguma forma, fazerem com que as pessoas deem mais voz para autoras mulheres.

Sinopse: O corpo de uma jovem é encontrado no tapete da biblioteca dos Bantry, às sete da manhã. A vítima é uma completa desconhecida e o casal Bantry decide chamar as autoridades para investigar o caso — e também, é claro, Miss Marple, detetive amadora e amiga da sra. Bantry. 
Tudo se complica ainda mais quando chega até eles a notícia de outra adolescente morta, carbonizada dentro de um carro incendiado em uma pedreira. Qual será a possível conexão entre os dois incidentes?

Desafio 05: Ler um livro de um gênero que você não lê com frequência



Depois que eu conclui a leitura de Vitorianas Macabras, minha vontade de ler mais livros de contos de terror só aumentou, vi que era um gênero no qual gostava porém não lia com uma determinada frequência. Quando eu vi o Paulo do Canal Livraria em Casa nos propondo esse desafio, o achei sensacional. Esse livro faz parte de uma leitura coletiva que a Macabra Tv, Milena, e a DarkSide  Books estão organizando. Não vejo a hora de me imergir nessas páginas! Esse livro parece possuir uma leitura bem rápida e macabra haha.

Sinopse: Para homenagear os grandes mestres da literatura dark, a DarkSide® Books e a Macabra Filmes orgulhosamente apresentam a Antologia Macabra. Organizada por Hans-Åke Lilja — editor do Lilja’s Library, um dos principais sites do mundo dedicados às obras de Stephen King, no ar desde 1996 —, a coletânea reúne o medo e o horror de treze almas macabras selecionadas a dedo para exaltar o que há de mais sombrio na literatura.

Desafio 06: Ler um livro favorito de um amigo



O meu amigo Gustavo, do canal Mundo Dos Leitores, AMA muito o livro Bird Box: Caixa de Pássaros, e sempre falou muito bem dele para mim, resolvi pegar embalo do desafio da Tamirez do Resenhando Sonhos e adicionar esse livro na minha lista. Ler um livro favorito de um amigo foi um desafio muito criativo, com certeza todos nós temos aquele amigo(a) que sempre fala muito bem de determinado livro para a gente e sempre acabamos deixando a dica meio de lado (eu mesmo costumo fazer isso haha). Espero gostar muito desse livro, eu já assisti ao filme e gostei muito também. A leitura aparentemente parece ser fluida. Espero gostar! Alguém já leu?

Sinopse: Romance de estreia de Josh Malerman, Caixa de pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler.Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.“Malerman usa a narrativa alusiva para criar um thriller fascinante que os fãs de Stephen King vão adorar.


Desejo a quem vai participar, uma ótima maratona e boas leituras. Lembre-se: maratona é um momento de diversão e não de frustração. Leiam por prazer e com qualidade. Vou postando no feed fotinhas dos livros conforme eu for lendo. 

Espero que tenham gostado do post, das fotos e de ter conferido minha TBR. Já leram algum livro que eu citei? Gostaram? Vamos conversar ♡

34 comentários:

  1. Primeiramente , que post PERFEITO, o seu cuidado com cada foto e um texto incrível, amei todos os desafios que você escolheu e ainda mais o último, hehe. Bird Box é maravilhoso e já quero Malorie pra já, parabéns amigo e vamos arrasar!Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já adianto que comecei a ler Caixa de Pássaros e estou amando! ♡

      Excluir
  2. Eu adoro maratonas, mas esse ano estou devagar. Gostei muito dos temas e de suas escolhas. A Agatha Christie é uma das minhas autoras favoritas e eu estou na meta de ler todos dela.
    Espero que sejam ótimas leituras e uma boa maratona.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agatha Christie se tornou uma das minhas autoras favoritas também ♡

      Excluir
  3. Esse ano não vou participar!!! Mas amei as suas escolhas! Em algum lugar das estrelas é simplesmente maravilhoso!!! Como amo, fico me segurando para não reler e reler!!! Bird Box gostei bastante mas esse ler uma vez já foi ótimo...O presente do meu grande amor é um livro tão fofinho, gosto bastante também...
    Uma ótima maratona!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já li Em Algum Lugar Nas Estrelas e simplesmente amei, se tornou um dos meus queridinhos da vida ♡

      Excluir
  4. Eu não curto muito maratonas, prefiro ler no meu ritmo e sem data para terminar, rsrs. Mas boa sorte nos seus desafios. Eu também tive meu primeiro contato com a rainha do crime lendo 'Assassinato no Expresso oriente' e curti bastante. Desde então, estou lendo mais obras do gênero, influenciada por ela. =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  5. Que legal! Adorei a sua seleção de livros!
    Saudades de quando eu conseguia ler mais e participar de maratonas assim.
    Fiquei muito curiosa com O Mundo Invisível Entre Nós, e que capa MARAVILHOSA!!!
    Já faz tempos que quero ler O Presente do Meu Grande Amor também.
    Amei o post,
    beijos!
    A Menina da Janela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Mundo Invisível Entre é um dos livros mais bonitos da minha estante *-*

      Excluir
  6. Adorei a seleção de livros! Estou curiosa para ler Bird Box e confesso que não gosto muito do estilo da Agatha Christie. Sobre livros que falem sobre transtornos mentais, tem um um pouco antigo chamado "Nunca lhe prometi um jardim de rosas" que é simplesmente fantástico, porém bem denso.
    Um enorme abraço e boas leituras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já vou adicionar esse livro na minha lista, obrigado pela dica. ♡

      Excluir
  7. Eu adoro desafios e maratonas literárias, mas nunca participo de nenhum! ahaha Eu sempre digo que talvez uma das únicas coisas que eu não planejo na minha vida sejam minhas leituras. Simplesmente pego minha (infinita) lista de títulos que interessam e escolho algo que "me chame" no momento. Já tentei algumas vezes fazer TBR mas na hora de começar jogava a lista pro alto e pegava um livro de fora, só porque estava com mais vontade de ler aquele do que os da lista.
    Dos livros que você escolheu, li dois: Um Corpo na Biblioteca e Bird Box. Sobre o primeiro sou suspeita pra falar porque Agatha, junto com Stephen King, são meus autores favoritos. Eu sou apaixonada pelos livros dela, tens uns sensacionais e outros "comuns", mas nenhum ruim. Um Corpo na Biblioteca não está entre os meus preferidos mas é muito bom. Bird Box eu li há muito tempo, a edição com a capa preta e com o nome em português, Caixa de Pássaros. Foi uma história bem impactante e que me prendeu muito, mas até hoje não decidi se gostei ou não do final. Boas leituras pra você!

    ResponderExcluir
  8. Você separou ótimos livros pra ler - alguns, eu quero muitíssimo ler. O da Agatha Christie, eu acho maravilhoso e eu gostei muito de BirdBox do Josh malerman. E eu quero muito mesmo ler o Em algum lugar nas Estrelas, muito mesmo, já tenho e ainda não consegui (até minha mãe leu).

    Eu não ia participar, mas a Pri, do @blogsobreleitura, me convenceu e eu vou. Só escolhi 2 até agora: Frankenstein, que eu li hoje já, e Cinco anos depois - vou ler essa madrugada. kkk

    ResponderExcluir
  9. O leque de opções que você separou me parece ótimo, muitas sinopses interessantes com conteúdos atraentes. Já li Um Corpo na Biblioteca e realmente é excelente, acho que você vai gostar. Boas leituras!

    ResponderExcluir
  10. Que TBR mais linda meu Deus e como combina com meu gosto! KKKK
    Muitos livros escolhidos estão também na minha lista de leituras.
    Amei o post, amei as fotos. Parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Eu queria muito ter o traço artístico e criatividade de quem desenhou essas capas porque elas são PERFEITAS DEMAIS! Todos os títulos são muito conhecidos, mas fiquei com mais vontade de conhecer mais sobre Bird Box ❤

    ResponderExcluir
  12. Adorei suas escolhas! Você sabia que até essa semana eu não fazia ideia do que era uma TBR? Hahaha!
    Acho que eu não conseguiria participar de uma maratona assim, porque eu leio as coisasM MUITO no meu tempo e não gosto de me pressionar, sabe? Tem dias que eu fico o dia tooodo lendo, assim como às vezes eu passo uns cinco dias sem ler, hehehe.

    ResponderExcluir
  13. Amigooo! Que maratona massa! Estou bem empolgada, mas não coloquei meu vídeo nem minha TBR nas redes (atrasada!Aff!🙈🙄). Adorei suas escolhas! Ousadas, diga-se de passagem! Eu escolhi um livro de Clube de Leitura, pois já havia começado, um conto (esses se enquadram em Kindle) e mais seis Livros físicos. Foquei bastante em representatividade e valorização dos Nacionais, pq fazem parte da minha rotina. Por enquanto, só li 51% do primeiro, que pretendo concluir entre hj e amanhã. Vamos ver! Boas Leituras! Bjs

    ResponderExcluir
  14. Ótima maratona literária de inverno 2020 para todos! Eu tenho visto muitos leitores e bookstagramers e booktubers comentando sobre essa maratona organizada, ou seja, sobre mais uma Booktubatona. Confesso que eu sou um desastre participando de maratonas organizadas, porque acabo flopando rsrs. Então, prefiro fazer maratonas internas por minha própria conta e risco hahaha . Mas poder participar dessa
    Booktubatona deve ser uma experiência maravilhosa. Eu tenho focado em representatividade e na valorização de nacionais nas minhas leituras. Adorei conferir a sua TBR.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Lucas, eu adorei suas escolhas!! Eu acho que você não vai flopar de jeito nenhum. E como mãe de uma criança no espectro, fico feliz da inclusão desse tipo de leitura em suas escolhas.
    O Antologia Macabra mesmo eu li em um dia. Porque não conseguia parar...
    Você vai arrasar. Já li praticamente todos. Acho que esse com o clima mais de natal que não vou ler. Meu marido tem ele, mas não foi muito o gosto dele.
    Vai lá e arrasa. Abraços.

    ResponderExcluir
  17. Ai que post lindooo! <3 Eu quase entrei pra essa maratona, mas não me senti num bom momento pra encarar tantas leituras. Amei as suas escolhas, "O presente do meu grande amor" é muito lindinho e também gostei bastante de "Um corpo na biblioteca". Sucesso na maratona, já quero ver as suas impressões sobre todos os livros!

    ResponderExcluir
  18. Olá, vi falar dessa maratona, como não tenho perfil para algo tão metódico, infelizmente, resolvi não me aventurar em participar, mas gostei bastante de suas escolhas e espero que seja proveitoso para você.

    ResponderExcluir
  19. Oie, tudo bem? Participar de maratonas é bem divertido pena nunca conseguir terminar haha Acabo dando atenção para outras leituras. Legal ter Ágatha Christie. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  20. Eu já participei de edicoes anteriores nas esse ano não entrei. Tô com muita leitura pendente e de grupos de leitura coletiva, então ia ficar difícil conciliar. De qualquer forma, desejo otimos momentos de maratona pra você. Esse de Agatha é maravilhoso.
    Tschüss 😘

    ResponderExcluir
  21. Oi Lucas! Adorei as suas escolhas pra maratona, vc incluiu ótimos títulos. Acho q selecionou muito bem os desafios. Sua TBR ta bem diversificada o que anima ainda mais a concluir o projeto!
    Boa sorte e boa maratona!!!

    ResponderExcluir
  22. Ola!
    Eu achei essa maratona incrível, e espero muito que vocês aproveitam ao máximo essas leituras. Eu estou bem lenta nas leituras, e espero que esse momento passe logo. Quero voltar a ler como antes.
    Gostei muito da sua escolha para os livros, embora eu ainda não tenha lido nenhum.
    Espero tua opinião sobre eles, e espero que goste.
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. As fotos ficaram lindas, migo <3
    Da sua tbr a gente só tem em comum O Mundo Invisível Entre Nós. Acredito que eu vá conseguir terminar de ler até o fim do mês.
    Já li O Presente do Meu Grande Amor e Em Algum Lugar nas Estrelas, inclusive são dois livros de que gosto muito. Quer reler ambos!
    Boa sorte na sua maratona :)

    ResponderExcluir
  24. Que post mais fofo! O cuidado com cada foto e a edição delas, está lindo! Quanto ao desafio, parece realmente uma boa ideia pra sair da mesmice de ler sempre os mesmo gêneros, apesar de acha que eu teria uma enormeeeee ressaca literária lendo algo que não estou acostumada mas é sempre bom diversificar e se abrir pra novos temas, amei <3

    ResponderExcluir
  25. Oi migo!
    Também tô participando e tô amando! Conseguindo ler bastante. De todos que você separou o que mais estou ansiosa para saber mais sobre é a Antologia Macabra por motivos de Stephen King, né? Eu amo! Que essa maratona renda muito!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  26. Eu não conseguiria participar do desafio porque eu não consigo ler coisas que lidar com transtornos mentais, coisas mais pesadas. Já tentei alguns pra conhecer melhor, mas não consigo, é tipo um filme de terror, pra mim!

    ResponderExcluir
  27. Nunca participei de uma maratona. Sou meio desesperada, acho que leria tudo na metade do tempo e não absorveria muito dos livros. Gostei das suas escolhas.

    ResponderExcluir
  28. São tantos livros bons para se ler heim, gostei das suas fotografias dos livros. Não sou muito mais de ler um livro apos ver o filme acho que mudaria o Bird Box (rsrs) embora geralmente o livro tem algo especial a mais que no filme.

    ResponderExcluir

Ativem o "notifique-me" para saber qual foi minha resposta ao seu comentário e para que possamos interagir melhor! ♡