25 julho, 2020

Exorcismo: Ritual Romano (El Torres, Jaime Martínez & Sandra Molina)


Histórias que envolvem possessões e exorcismos sempre me despertaram certo interesse, mas sempre tive receio de ler algo do gênero, achando que seria algo muito visceral e amedrontador, mas esse medo que as histórias desse estilo me passam, é um medo cativante, que eu particularmente gosto de sentir mas ao mesmo tempo fico com um frio na espinha quando eu vou dormir haha! Hoje vou falar sobre uma Graphic Novel que me apresentou algo que eu nunca tinha visto antes: Um papa possuído e em estado de deterioração e as consequências que um exorcismo mal feito podem causar...


Em Exorcismo: Ritual Romano vamos acompanhar os desafios que o padre John Brennan, um exorcista renegado que a alta cúpula da Igreja considera ser um traidor, enfrenta o mal que o rodeia de forma macabra por trás dos muros do lugar sagrado. John terá que enfrentar seus próprio demônios e uma freira infernal que está sempre pronta para literalmente estragar a vida do protagonista. Ao decorrer das páginas vamos nos deparar com os recantos mais sombrios do vaticano e testemunhar um caso de possessão demoníaca que pode mudar para sempre o destino da humanidade.


Em certos momentos da leitura, eu ficava chocado em ver como as ilustrações conseguem passar todo um clima sobrenatural para história, sem contar nas cores com pouca saturação, que deixou tudo mais melancólico. Foi um quadrinho totalmente diferente do que eu já li, aborda tantos assuntos e temas que as vezes eu ficava surpreso em como tanta coisa foi abordada em poucas páginas. Uma das coisas que eu mais me surpreendi com essa Graphic Novel, foi ela ter nos mostrado que o mal se manifesta de onde menos se espera: Nas preces de um sacerdote ou dentro dos muros da santa igreja... ou essa igreja não é tão santa assim?

Esse quadrinho explora o pior lado do ser humano também, os demônios são cruéis, mas as pessoas que estão presentes na história podem ser piores... aos poucos os segredos vem à tona e um misto de sentimentos vão surgindo, e os segredos mais cruéis do Vaticano são revelados.


Essa folha de guarda me lembra um tapete que tem aqui em casa...


A Graphic Novel é um grande exemplar da obra de El Torres, premiado roteirista de quadrinhos de Terror e Fantasia, que permanecia inédito no Brasil. Lançado originalmente em quatro volumes, com Ilustrações tenebrosas de Jaime Martínez e cores sangrentas de Sandra Molina. Com certeza essa foi uma das melhores Graphic Novels que eu li nesse ano! Fiquei muito surpreendido com o desfecho instigante e mais ainda com todo o clima de horror e mistério que a história passa. 

O quadrinho foi publicado aqui no Brasil pelo selo Graphic Novel da editora DarkSide Books. A edição está lindíssima! A capa tem vários riscos, como se alguém tivesse arranhado ela! Achei esse detalhe sensacional e muito fotogênico haha.





Quem aí ficou curioso em conhecer essa história? Gostaram da resenha? E das fotos? Se quiserem comprar o livro, comprem aqui. comprando através deste link vocês ajudam o blog Universo Desconhecido a crescer e me incentivam a continuar com o meu trabalho : )

tudo será POSSUÍDO 

12 comentários:

  1. Que resenha maravilhosa! Eu tinha bastante vontade de ler essa hq, depois de ler sua resenha eu já tô indo comprar! hahahhahah

    ResponderExcluir
  2. Suas fotos estão perfeitas como sempre, consigo perceber seu empenho e dedicação, parabéns! ♥️

    ResponderExcluir
  3. Sempre é uma delícia vir aqui saber o que você está lendo, principalmente porque compartilho com você o gosto por fantasmas e histórias de terror. Essa graphic novel tá linda pelo que vi e o tema é bem atraente. Inclusive tô querendo ler o livro "O Exorcista". Vou anotar esse na lista de HQs que tenho que adquirir. Abreijos.

    ResponderExcluir
  4. chocada que eu não sabia da existência dessa GN, adoro ler obras assim e em quadrinhos é bem bacana também, leio alguns mangás nessa vibe e adoro justamente pelo ponto q tu citou sobre essa Gn, que é como as artes dão um ar diferente e vida ao terror da obra.

    ResponderExcluir
  5. Eu sou bem impressionável, então não sei se consigo encarar a HQ, principalmente porque sou muito visual, e você mesmo diz que as imagens são incríveis... Mas bom saber que gostou!

    ResponderExcluir
  6. Ta aí uma Graphic Novel que eu tô super curiosa para ler! A Darkside arrasa sempre, principalmente no que diz respeito a terror, então sou suspeita de opinar. Mas acredito, ainda mais lendo aqui a sua opinião, que seja uma ótima experiência! Lindas as suas fotos!

    ResponderExcluir
  7. Oioi! Exorcismos e possessões não são mesmo a minha praia, mas parece ser uma ótima pedida para quem é amante do tema. Com certeza, o fato de ser uma GN ajuda no sentimento de tensão, uma vez que tudo que é visual (e bem feito, como parece ser o caso) se torna mais apelativo. Abs!

    ResponderExcluir
  8. Eu também fico na mesma! Porque sempre acho histórias que envolvem possessões e exorcismos interessantes, mas sempre fico com certo receio de ler algo do gênero, achando que será algo amedrontador demais e pesado. E alguns, realmente são. Então, gostei que você contou sobre essa sua experiência que aconteceu diferente e você passou um medo cativante. Suas fotos ficaram maravilhas e essa Graphic novel está um arraso.

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem? Só de ver as imagens do livro já fiquei com frio na espinha. Não tenho costume de ler algo do gênero, sou bem medrosa haha Mas achei incrível o trabalho gráfico. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  10. To de olho nessa hq desde que vi o lançamento. Adoro a temática na literatura e cinema, não poderia deixar de apreciar na nona arte tbm.
    Amei esse efeito arranhado da capa.
    Küss 😘

    ResponderExcluir
  11. Essas edições da Darkise sao muito assustadoras.
    Fico muito chocada com os detalhes dessa graphic novel
    Serio to muito assustada so de ver as fotos hahahah os detalhes que voce acrescentou nas fotos ficou top demais

    ResponderExcluir
  12. Essas fotos ficaram tão legais, migo! A primeira então, com essa mão... afff, amei <3
    Sobre o livro, fiquei curiosa para ler. Geralmente eu gosto de filmes que tratam de possessões (não sei se você já viu O Exorcista) (se não viu, veja!), mas não sinto medo hehe. Veremos se essa graphic novel consegue me dar um medinho...

    ResponderExcluir

Ativem o "notifique-me" para saber qual foi minha resposta ao seu comentário e para que possamos interagir melhor! ♡